top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon

Paris in Darkness

Público·9 membros

A Quietude de um Coração Morto

Paris respira em silêncio, como um cadáver ainda quente.

O ar é denso — uma mistura de fuligem, vinho barato e ambição humana. As chaminés exalam o mesmo hálito que outrora emergia dos templos — um vapor profano que eleva preces ao ouro e à glória.

Das sacadas, as cortinas sussurram promessas que o vento não ousa carregar. Homens e mulheres caminham apressados, temendo o frio, ignorando o medo. Pobres tolos. O frio é a única coisa viva nesta cidade.

Observo-os.

O suor da classe operária escorre pelos becos de Saint-Denis, alimentando ratos e revoltas. O brilho das joias no Palais-Royal reflete o vazio dos que as ostentam. É tudo tão ruidoso… tão efêmero.

E, ainda assim, impossível desviar o olhar.

As campainhas das carruagens ecoam como lamentos distantes — e às vezes me pergunto se não foram criadas apenas para disfarçar o som dos gritos abafados sob os paralelepípedos.

Os mortais chamam isso de progresso. Eu o chamo de fingimento organizado.

Ah, a ironia…

Os vivos acreditam que dominam a noite, quando na verdade ela os devora um a um — silenciosamente, com elegância.

E eu?

Sou apenas um espectador. Um vestígio do que o tempo esqueceu, condenado a assistir a repetição infinita das mesmas misérias.

Os séculos passam, e apenas mudam os nomes dos reis, não o cheiro da podridão. Luís Felipe ou qualquer outro — todos sangram da mesma forma. O sangue, afinal, é o único tributo que nunca perde o valor.

Contudo, nem mesmo nós — os que bebemos da eternidade — estamos a salvo do terror.

Há noites em que o ar vibra de um modo diferente.

Algo antigo desperta sob o solo úmido, e até mesmo os ratos cessam sua dança.

Sinto o arrepio da lembrança… um uivo longínquo nas colinas, o eco de uma prece em língua esquecida, o farfalhar de um casaco clerical nas sombras.

São criaturas que não deveriam existir — mas existem.

E, quando o vento muda de direção, até eu me recordo do medo.

Paris dorme.

Mas há coisas que sonham por ela.

15 visualizações
Júlio Gonçalves
Júlio Gonçalves
02 de nov. de 2025

Inspirador, não vejo a hora da próxima sessão

bottom of page